O tempo não pára... pra nada nem ninguém!

Cronologia (Parte 1)

A BÍBLIA NÃO É ANACRÔNICA!!!

Já se foi o tempo em que eu tinha paciência para me envolver em discussões infindáveis por conta da incapacidade de interpretação de texto crônica que acomete algumas pessoas… e não estou falando de interpretações possíveis, mas de erros crassos, causados pela não observância de coisas como a íntegra do conteúdo, o sujeito a quem o texto é especificamente endereçado e, o tema dessa sequência de quatro postagens, as questões relacionadas ao tempo ou, mais tecnicamente, à CRONOLOGIA!
Segundo o dicionário Houaiss eletrônico:

CRONOLOGIA (substantivo feminino)
gr. khronología < gr. khrónos,ou ‘ciência das medidas de tempo’ + rad. gr. -logía ‘ciência, arte’; ver crono- e -logia; f.hist. sXV gronologia, 1734 chronologia

1.Estudo do tempo e de suas divisões com o objetivo de distinguir a ordem de ocorrência dos fatos; cronografia
1.1. relação de datas e acontecimentos históricos
 Ex.: <a c. do helenismo><c. das grandes navegações>
1.2. Notação exata da série de acontecimentos de cada ano
1.3. Qualquer listagem de situações ou eventos distribuídos no tempo
 Ex.: fez a c. de todas as suas conquistas

2. Rubrica: astronomia.
Ciência e técnica do emprego de normas fundadas na astronomia e em convenções estabelecidas para se determinarem as divisões do tempo e suas datas

E, ainda no Houaiss, extraio algumas definições para:

TEMPO (substantivo masculino)
lat. tempus,òris ‘tempo, tempo prosódico, quantidade de uma sílaba’; ver temp(or)-; f.hist. sXIII tenpo, sXIV tempo, sXIV tepo

1. Duração relativa das coisas que cria no ser humano a idéia de presente, passado e futuro; período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem.
 Ex.: só o t. o fará esquecer o grande amor

2. Determinado período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos; época
 Ex.: o t. das grandes descobertas

3. Certo período da vida que se distingue de outros
 Ex.: o t. da juventude

4. Período específico, segundo quem fala, de quem se fala ou sobre quem se fala
 Ex.: no t. dos nossos avós a educação das crianças era mais severa

5. Época na qual se vive
 Ex.: esse é o t. da globalização

6. Oportunidade para a realização de alguma coisa
 Ex.: quando tiver t., pretende estudar francês

7. Período indefinido e ger. prolongado no futuro
 Ex.: o t. dirá se ele estava certo

8. Conjunto de condições meteorológicas
 Ex.: a previsão do t. indica fortes chuvas

9. Época propícia para certos fenômenos ou atividades; estação, sazão, quadra
 Ex.: <t. do plantio> <t. de festas>

Com base em tais informações, podemos começar a analisar algumas importantes passagens bíblicas e, através disso, descobrir a postura de Deus em relação ao tempo e à cronologia, pois TAL CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA A COMPREENSÃO DE RELEVANTES FATOS BÍBLICOS, assim como facilita o raciocínio lógico no decorrer de qualquer estudo.

Vamos começar nossas análises em um momento não muito após a formação do mundo, quando o próprio Deus definiu as leis da física para nossa dimensão: massa, velocidade, volume, densidade, aceleração e… tempo!
Algumas dessas leis em algum momento puderam ser quebradas e tais exceções são tão raras que foram registradas nas Escrituras.
Um bom exemplo foi o do Senhor Jesus Cristo caminhando tranquilamente sobre as águas bem no meio de um temporal… só Ele mesmo!
Bem que Pedro tentou, mas já sabemos do resultado.

Deixemos tais fenômenos — também chamados “milagres” — de lado e nos atenhamos ao tema desse estudo, que é o tempo, esse “coitado” que não pode fazer nenhuma gracinha: tem que seguir sempre em frente, segundo após segundo, sem retornar… inexorável!
Ele é uma das coisas sobre as quais O Próprio Senhor Deus impôs restrições a Si mesmo: UMA VEZ PASSADO, NEM ELE VAI ALTERAR O OCORRIDO!
Não me venham com idéias de Hollywood sobre viagens no tempo e nem com teorias de partículas subatômicas: seja chronos, seja kairos, nessa dimensão NINGUÉM VOLTA NO TEMPO e ponto final!

NOÉ, AS “JANELAS DOS CÉUS” E OS VEGETARIANOS

De vez em quando surge uma discussão sobre a veracidade da Arca de Noé, como seria impossível a convivência entre tantos bichos lá dentro, mas isso só acontece porque as pessoas não prestam atenção no que está escrito na Bíblia!
Vamos ler lá em Gênesis?

E disse Deus:
Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Gênesis 1:29–30

Diante do texto acima, fica óbvio que — quer você fosse um leão, um pardal, um elefante, um lagarto, uma iguana, uma perereca… ou até mesmo um ser humano — sua alimentação era SOMENTE VEGETAL e ponto final!
Os vegetarianos devem estar saltitando de alegria com essa afirmação, mas vamos em frente… o tema aqui não é salada, mas sim cronologia e, seguindo nela, logo vieram Adão e Eva, Caim matou Abel, Enoque subiu sem morrer (inveja!)… e chegamos até Noé!!
No meio da corrupção da humanidade, Noé era o único Teóphilo — veja Gênesis 6:13: Deus falava diretamente com ele! — e recebeu uma instrução deveras insólita: construir uma arca e (aqui vamos entremear nosso tema nutricional com um leve detalhe arquitetônico ) colocar dentro dela toda a tripulação, carga e passageiros.
Vejamos o relato bíblico:

E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e AS JANELAS DO CÉU SE ABRIRAM, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.
E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado;
e o Senhor o fechou dentro.

Gênesis 7:10–16

Nessa passagem está registrado o exato momento em que as famosas JANELAS DOS CÉUS — tão citadas pelos Malaquianos! — se abriram pela primeiríssima vez e, se atentarmos para o fato de que a Bíblia não costuma repetir muito esse termo, podemos ter certeza que a abertura das janelas dos céus nos proporciona… MUITAS CHUVAS DE ÁGUA MOLHADA!

Não há margem alguma para essa linguagem “poética” moderna que usam para vender — pela “barganha” de um dízimo e muitas ofertas — essa tal “chuva de bênçãos”…
Lá em Malaquias o termo é aplicado por causa das condições climáticas de Israel: as chuvas eram a garantia de boas colheitas e só isso!
Sem chuva, sem colheita… e pronto!
Não me venham querer discutir o assunto dos dízimos que — conforme Isaías 56:11, tem servido principalmente para encher os bolsos dos cães gulosos… — isso eu não faço há mais de 10 anos e O Senhor tem me abençoado como nunca!
Fidelidade não é medida através de 10% do que se ganha e, para concluir, tanto Brian Anderson quanto Luciana Rodrigues fizeram estudos aos quais dou 100% de credibilidade e recomendo efusivamente a leitura.

Voltando a Noé e todos dentro da Arca, só posso dizer que correu tudo bem… afinal todos e cada um dos seres vivos que ali estiveram comeram apenas vegetais!

EI! OLHE! O QUE É AQUILO NO TOPO DO MONTE ARARAT??

Passou-se o dilúvio, morreram aqueles que tinham que morrer, baixaram as águas, foi o corvo, foi a pomba, voltou a pomba, foi a pomba, não voltou a pomba… abriram as portas, fizeram um altar de sacrifícios e:

E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes:
Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
(Gênesis 9:1–3)

CONCLUSÃO

Acabou o vegetarianismo como ordem de Deus!
Tudo bem que Noé possa ter estranhado um pouco, mas eu não sei viver sem um bom bife E NÃO HÁ MAIS NENHUMA REFERÊNCIA BÍBLICA que nos ordene a especificamente comer só vegetais ou a abstenção definitiva de carne!!!
Logo a CRONOLOGIA bíblica não sustenta a teoria vegetariana como indispensável à salvação, principalmente porque o próprio Senhor Jesus Cristo comeu carne de peixe e de cordeiro… pelo menos!

O vegetarianismo seria, conforme Paulo apresenta em Romanos 14:21, algo bom, mas — como em I Coríntios 7:1 ele também diz que seria bom que homem não tocasse em mulher — assumo minha parcela de culpa tanto por ter me casado quanto por não conseguir abandonar meus hábitos carnívoros… e não consigo me arrepender por nenhuma dessas decisões!

Na época em que publiquei esse texto pela primeira vez, em 31 de janeiro de 2009, só conhecia os vegetarianos, mas a frescura de lá para cá cresceu tanto que surgiram várias classes de “seres sensíveis” e nomenclaturas como “lactovegetarianos”, “veganos”…
Brincadeiras politicamente incorretas à parte, houve um significativo aumento no número de pessoas que apresenta intolerância alimentar — e isso parece ser uma clara indicação de que o que escrito no rótulo não seja, de fato, o que estamos comendo — sendo obrigadas, por questões de qualidade de vida (e até mesmo sobrevivência!), a excluir uma série de ingredientes de suas dietas: por essas apenas lamento e desejo sucesso e força para permanecer vivendo dentro dos limites de sua privação.
Já aos que aderiram à “modinha” por motivos fofinhos e carinhosos, só posso dizer o que está escrito:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
(…)
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor.
Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.

Mateus 15:11 / Romanos 14:14–15

Infelizmente a maior parte dos que aderem a esse pacote de abstinência alimentar por pretexto sentimental acaba recebendo, misturado, doses cavalares de misticismo, esoterismo, militâncias e toda sorte de rebelião contra o Senhor — Criador de tudo — e Sua Palavra, impelindo-os numa vã convicção de que suas ações têm poder para criar um mundo melhor do que o originalmente planejado…

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente.
Amém.

Romanos 1:22–25

Pode parecer implicância minha, mas encerro essa primeira parte pedindo que você, cristão autêntico, reflita sobre este alerta: as profecias estão se cumprindo e muito em breve o reino do anticristo será estabelecido.
Sabe quem estará ávido para te dedurar ao sistema?
Justamente essa pessoa “boazinha”, que não faz mal a animal algum, que está aí, bem ao seu lado, comendo só vegetais…

E por falar em “pessoas boazinhas”, próxima semana, na SEGUNDA PARTE de CRONOLOGIA, até o “menino Jesus” será analisado pela lente cronológica!


SIM, ADQUIRI UM NOVO DOMÍNIO E ESTOU TRANSPONDO MEUS TEXTOS PARA CÁ, ALÉM DE TER A PRETENSÃO DE PUBLICAR NOVIDADES, MAS, PARA ISSO, PRECISO DE RECURSOS: SE NÃO PUDER DOAR PELOS LINKS DA COLUNA LATERAL, PELO MENOS, POR FAVOR, VÁ UM POUCO MAIS ABAIXO PARA SEGUIR ESTA PÁGINA E CURTIR ESSA POSTAGEM.
SE POSSÍVEL, COMPARTILHE!

AH! TAMBÉM VOU AGRADECER MUITO AOS QUE DENUNCIAREM QUEM PLAGIOU MINHAS PUBLICAÇÕES NO TEMPO EM QUE ESTIVE AUSENTE.

MUITO OBRIGADO E QUE O SENHOR DEUS NOS ABENÇOE!

5 comentários sobre “Cronologia (Parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.