Adoração Profética

Tem Respaldo Bíblico… Ou É Apenas Patética?

Tempo Estimado de Leitura: 11 min
TRADUZIR (TRANSLATE)

Foi retirado do ar todo o conteúdo publicado sobre “Adoração Profética” no antigo site da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro, só sendo possível acessá-lo através da “Wayback Machine”.
Dois textos dessa trama são fundamentais para a presente análise e, como fiz no original (escrito em fevereiro de 2005), uso o mesmo modelo universal: sempre o vermelho vai indicar que há perigo naquelas palavras.

ADORAÇÃO PROFÉTICA

Dançar não é simplesmente executar movimentos para animar uma comunidade, mas sim a manifestação da vida que existe em nós, vida transformada pelo sangue de Jesus, que nos induz aos movimentos de adoração e da verdadeira expressão.
A dança dentro da igreja não é um espetáculo…
Quando motivada pelo Senhor, é um ato profético e causa impacto nas regiões espirituais ¹.
Devemos ser canais para que o Espírito Santo encha com novidade de vida.
É hora de se dançar com profundidade celestial ².

Por que profética?
A dança é uma expressão de palavras e notas musicais, com ou sem som, mas com liberação do poder de Deus através de movimentos que chamam a virtude da presença de DEUS ³.
O ministério de dança não é apenas um lugar onde os membros aprendem a dançar.
É algo que nasce no coração de Deus ⁴ e onde precisa haver santidade, unidade e dedicação.
Precisamos dizer não ao pecado e às más atitudes.
Ele não pode fazer parte da vida de um adorador e ministro do Senhor.

No ministério de dança deve haver um só coração e um só objetivo: adorar e adorar ao Deus Todo-Poderoso… Assim haverá crescimento no grupo.
Cada membro é responsável por suas atitudes nesta caminhada.
Cada membro do ministério deve:
 — Adorar antes de tudo.
 — Orar
 — Arrepender-se sempre, pois com esta atitude, todas as cadeias que impedem que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre a igreja, são quebradas.
 — Não deixar que as circunstâncias impeçam ou atrapalhem a adoração.
 — Estar sensível à voz do Senhor.
 —Ser submisso ao seu líder.
 — Perdoar de todo coração.
 — Aprender a pedir desculpas.
 — Fazer uma análise acerca da verdadeira motivação de dançar. Não dançar com objetivo de ser conhecido ou convidado.
 — Amargura, soberba, orgulho… Não devem fazem parte da vida da vida de alguém que deseja ardentemente dançar para Deus, perante Deus e com Deus ⁵.
 — Estar alerta aos ataques do inimigo: desunião, desobediência, rebelião, inferioridade e confusão.
 —Ser servo: servo não aponta os defeitos, não critica ⁶… Servo se curva e ora.

É de suma importância haver amor, respeitando as diferenças uns dos outros, buscando a unidade no espírito, para que a unção vinda de Deus seja uma realidade.
Ao dançar, devemos procurar transmitir a presença de Deus nos gestos, na face, na convicção do chamado ministerial.
Não dançamos para receber elogios; dançamos no desejo de sentir e ver a glória de Deus no meio da congregação.

Seguindo a transcrição “ipsis literis” do que está no site, no próximo tópico seremos apresentados às “justificativas” para se dançar da forma que testemunhei naquela igreja durante um “Congresso Profético-Apostólico”:

A DANÇA E A PALAVRA DE DEUS

A palavra de Deus nos mostra vários textos falando sobre a dança: ora como divertimento social, ora como regozijo público e ainda como ato de adoração.
Vejamos algumas referências:
 — A parábola do filho pródigo em Lucas 15 nos mostra no versículo 25 que havia música e dança em comemoração ao regresso do filho perdido.
 — Eclesiastes 3:4 fala sobre a permissão de Deus para dançar quando diz que há tempo para todas as coisas.
 — Outra passagem está em Jeremias 31 versículos 4 e 13 quando o Senhor fala que Israel será adornada com adufes e sairá com o coro dos que dançam e ainda que a virgem se alegrará na dança.
 — I Samuel 18:6, 21:11 e 29:5 mostra que dançar fazia parte das comemorações como algo comum na vida das pessoas. Verdadeira expressão de alegria. Leia também Juízes 11:34 e 21:21
 — Miriã quando dançou tão somente expressou o que havia de mais belo em sua alma: a tremenda alegria que brotava de seu interior como um rio de água viva que transbordava, manifestando através da dança uma maravilhosa forma de dizer: “obrigada Senhor”.

Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão,
e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
E Miriã lhes respondia:
Cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.

(Êxodo 15:20,21)
Éfode

MIRIÃ NUNCA DANÇOU NO TABERNÁCULO
NEM DAVI, DE CUECAS, NO TEMPLO!

DE ÉFODE DAVI DANÇOU

Isto posto, doravante registrarei as observações pertinentes ao que, estritamente baseado na própria palavra de Deus, chamo de “contraditório”:

1. (A DANÇA)… É UM ATO PROFÉTICO E CAUSA IMPACTO NAS REGIÕES ESPIRITUAIS

Se nem nos próprios textos citados pelo site há justificativa para tal afirmação, também nas 22 vezes em que a palavra “dança” é mencionada em TODA a Bíblia, NÃO HÁ REFERÊNCIA ALGUMA a esta “modalidade” de dança!
Porém, apenas se formos considerar o culto das religiões africanas e orientais, então encontraremos alguma justificativa para esta afirmação absolutamente enganosa.

2. É HORA DE SE DANÇAR COM PROFUNDIDADE CELESTIAL

Outra afirmação humanamente bela, porém completamente vazia tanto de amparo bíblico quanto de senso de tempo: estamos em hora de batalha… em plena preparação para o tempo trabalhoso que necessariamente antecede a chegada do Reino de nosso Senhor e Salvador!
Esperemos em Jesus Cristo que logo… muito em breve chegue de verdade a hora de se dançar dessa forma.

3. A DANÇA É UMA EXPRESSÃO DE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS, COM OU SEM SOM, MAS COM LIBERAÇÃO DO PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MOVIMENTOS QUE CHAMAM A VIRTUDE DA PRESENÇA DE DEUS

Outro absurdo crasso!!!
O Poder de Deus é liberado através de atos como a proclamação da palavra, a oração e até mesmo o louvor e a adoração… e o significado grego bíblico de “adorar” e “prostrar” é o mesmo: “proskuneo” (leia mais sobre isso no item 5).
Na Palavra de Deus aprendemos:

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum,
pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo

(Romanos 7:18)

Acrescentemos a isso a passagem de 1 Timóteo 4:8, onde se mencionam os exercícios e fica definido que QUALQUER EXPRESSÃO FÍSICA É VÃ!
Volto a alertar:

A suposição de que movimentos corporais têm capacidade de liberar algum poder místico ou esotérico não procede de Deus nem encontra respaldo nas Escrituras.
Pelo contrário, tem base em magia e feitiçaria: os que forçam sua inclusão no culto racional, a despeito da ignorância ou de quaisquer boas intenções alegadas, se prestam a adorar o próprio Satanás.

4. É ALGO QUE NASCE NO CORAÇÃO DE DEUS

Outra invenção sem comprovação bíblica:
conforme podemos pesquisar biblicamente a dança é simplesmente uma manifestação da alegria humana, algo que (ao contrário do texto do site) nasce no coração do homem e é ofertado a Deus.
Aliás, essa é uma FALÁCIA EMOTIVA: qualquer novidade absurda que estejam querendo enfiar na estrutura eclesiástica visando sua degradação ou é “visão” ou “vem do coração de deus”, mas isso contraria diretamente o que está escrito:

Não erreis, meus amados irmãos.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes,
EM QUEM NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO.

(Tiago 1:16–17)

5. DESEJA ARDENTEMENTE DANÇAR PARA DEUS, PERANTE DEUS E COM DEUS

Citarei um trecho do estudo de Mac Dominick sobre o pragmatismo na Igreja Moderna:

ADORAÇÃO

Esse é um termo que foi redefinido pela cultura moderna.
No Antigo Testamento, a palavra hebraica traduzida como “adoração” é “shachah”. No Novo Testamento, a palavra grega que foi traduzida como “adoração” é proskuneo.
Em ambos os casos, a definição dessas palavras é “prostrar-se em humilde homenagem” e isso simplesmente transmite o conceito que a verdadeira adoração a um Deus Santo envolve total submissão e humildade.
Em contraste, parece hoje que a influência carismática naquilo que é percebido como adoração é olhar para o alto e erguer as mãos para Deus enquanto balança o corpo ao som da música rock “cristã”.
Dan Lucarni, em seu livro “Why I Left The Contemporany Christian Music Movement” (Por Que Deixei o Movimento da Música Cristã Contemporânea), relata o seguinte testemunho de sua experiência pessoal:

“Eu me lembro de quando primeiro mudei meu estilo pessoal de adoração de abaixar minha cabeça para olhar para o alto. Fui influenciado pelos carismáticos que oravam em uma das nossas reuniões de oração em toda a cidade.
Lembro-me da sensação boa que ela me proporcionou que eu era pela primeira vez um participante na adoração com Deus, não um verme desprezível que tinha de se prostrar.
Eu me senti melhor sobre mim mesmo”.

A conclusão é esta:
Adorar a Deus não tem que ver com o adorador, mas com Deus.
A adoração a Deus não objetiva fazer o adorador sentir-se melhor sobre si mesmo, mas a verdadeira adoração a um Deus Santo fará o adorador ver a si mesmo como ele realmente é diante da magnificente e incompreensível santidade de Deus.
A verdadeira adoração não é acompanhada por música rock que apela à carne.
A verdadeira adoração envolve a submissão à verdade da Palavra de Deus.

“O verdadeiro coração de adoração é o coração que se inclina diante de Deus e se submete à sua Palavra, nada mais, nada menos”.

A adoração no novo paradigma é completamente o oposto do que acaba de ser descrito.
Ela envolve a música carnal, de influência carismática, de olhar para cima para Deus, e fazer o adorador sentir-se bem consigo mesmo.
Aqueles que promovem a Religião Orientada Para Resultados acham que os perdidos não têm problemas com Deus — eles têm problemas com a igreja local.
Eles querem deixar o serviço da igreja “sentindo-se melhor consigo mesmos, em vez de serem chamados para o autoexame, o arrependimento sincero, e a fé em um Deus santo”.
Portanto, o serviço precisa ser exatamente como descrito por Dan Lucarni — eles querem participar na adoração com Deus e elevar-se em uma pseudo-adoração carnal em vez de se humilhar na presença da santidade de Deus.

Em Isaías 64:6 lemos:

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia;
todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.

Não é muita pretensão de qualquer ser humano imundo querer dançar COM Deus?

6. SER SUBMISSO A SEU LÍDER: SERVO NÃO APONTA OS DEFEITOS, NÃO CRITICA

O Espírito Santo de Deus reside dentro de todo e cada crente genuíno, portanto sua presença resultará na manifestação do “fruto do Espírito” em suas vidas (Gálatas 5:22,23).
Esse fruto é a única evidência visível pela qual podemos discernir se alguém é salvo ou não!
Assim, quando o andar de uma pessoa não é coerente com o que ela diz, devemos ficar muito cautelosos com relação a ela.
Vejamos em Mateus 7:15–20 a base para essa analogia:

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos de ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
POR SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS.
Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
PORTANTO, PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS.

Em 1 Coríntios 5, encontramos o que o apóstolo Paulo ensinou aos crentes de Corinto sobre julgar indivíduos dentro da igreja.
No entanto, o ponto que nunca devemos nos permitir esquecer encontra-se nas solenes palavras de Paulo nos versos de 11 a 13, onde exorta, literalmente, os irmãos a exercerem julgamento espiritual nessa questão:

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; COM O TAL NEM AINDA COMAIS.
Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora?
NÃO JULGAIS VÓS OS QUE ESTÃO DENTRO?
Mas Deus julga os que estão de fora.
Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

Outra interessante passagem encontra-se em 2 Tessalonicenses 3, onde parece que falsos mestres tinham convencido alguns dos crentes em Tessalônica que o Senhor estava para voltar em certa data.
Assim, eles deixaram seus empregos, venderam suas posses, e estavam ansiosamente esperando o retorno de Cristo.
Porém, enquanto esperavam tinham de viver da generosidade de outros irmãos e, entre outras coisas, eram culpados de vadiagem e de “meter o nariz” nos negócios dos outros.
Para corrigir o problema, as palavras de Paulo nos versos 6, 14 e 15 uma vez mais encorajam julgamento apropriado:

Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu
Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

Essas importantíssimas advertências estão sendo ensinadas e seguidas pela maioria dos pastores e das igrejas hoje?
NÃO!!!
Por que?
Porque elas não são “politicamente corretas” e poderiam ofender alguém!
A unidade a todo custo está sendo promovida enfaticamente e todos os esforços são feitos para atrair aqueles que possam fazer uma profissão de fé e ajudar a encher os bancos da igreja — independente da real situação da pessoa diante de Deus.
Em vez de agir de acordo com essa corrente, deveríamos seguir a exortação de Paulo:

Examinai tudo.
Retende o bem.

(1 Tessalonicenses 5:21)

O discernimento espiritual deve servir como nossa “antena de radar” e ser exercido em TODAS AS COISAS de nossa vida diária, visando evitar sermos enganados pelo Diabo.
Insisto no tema da enganação porque a Palavra de Deus insta a fazer isso!

Entenda que não é só porque alguém usa a terminologia do cristianismo e vai à igreja toda vez que as portas estão abertas — ou, especialmente, está de pé no púlpito quando você entra — que isso necessariamente significa que é um crente em Cristo e nascido de novo!

Ouça o testemunho interior do Espírito Santo no tocante àqueles que afirmam o título de “cristão” e se sua antena espiritual começara a vibrar, preste atenção nisso: Deus conhece seus corações e sabe se eles pertencem ou não a ele (João 10.27).

Observe-os bem e, se suas ações não se encaixam em sua profissão de fé, evite-os: um dos PRINCIPAIS DEVERES DO CRISTÃO — e, antagonicamente, um dos mais evitados — É EXATAMENTE ESSE: JULGAR!!

Em 2 Timóteo 4:2 os pastores são exortados a redarguir, repreender e exortar “com toda a longanimidade e doutrina”.
A palavra grega traduzida como “redarguir” é frequentemente usada no sentido de “expor” e encontramos isso refletido em Efésios 5:11,13:

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.

Apontar os erros doutrinários é parte essencial do ministério de qualquer pastor genuíno e deve ser feito para o benefício do povo de Deus: quando acharmos necessário criticar as táticas e os ensinos dos outros, isso deve ser feito usando a Palavra de Deus como padrão e não as nossas próprias ideias!
Quando se demonstra que alguém está em erro, a piedade e a popularidade reconhecidas dessa pessoa não devem ofuscar ou sobrepujar os fatos:

Julgar não é errado quando significa o EXERCÍCIO DO DISCERNIMENTO ESPIRITUAL: por maior e melhor que seja a reputação de qualquer coisa ou pessoa, ERRADO É ERRADO!

SE DANÇA É SUA
MELHOR OFERTA PARA DEUS,
TALVEZ VOCÊ ESTEJA NA MESMA LISTA
DE CAIM, NADABE, ABIÚ…

OFERTAS INDESEJADAS

Que Deus nos conceda muito mais desse discernimento!

Na época em que escrevi foi dolorido e continuo não me alegrando por concluir que as tais “Danças Proféticas” nunca passaram de “Danças Patéticas”, mas, como servo do Senhor, sou obrigado a apontar tais discrepâncias que contaminam as empresas eclesiásticas.
Infelizmente esse é o tipo de postagem que pode deixar uma sensação de incômodo nos leitores, especialmente se a carapuça tiver servido, mas… escrevo com base na Palavra de Deus e quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!

Outra heresia que ainda não havia brotado na época em que esse texto foi escrito eram as tais “igrejas inclusivas”, coisa absurda e inominável cuja fase embrionária também teve lugar através dos varonis dançarinos que saltavam como gazelas durante os cultos de qualquer empreja que se utilizasse dessa estratégia como desculpa para “atrair os jovens”…
Hoje tenho certeza absoluta de que satanás está bailando, lindamente, por quase todas as empresas eclesiásticas de quase todas as denominações existentes… no Brasil e no mundo!
O nome disso?
APOSTASIA!

Obrigado por ter lido até aqui e, verdadeiramente, preciso de qualquer colaboração que puder me oferecer: comentários, compartilhamentos e reações ajudam a divulgar este conteúdo que foi produzido com intenção de colaborar para a edificação do Corpo de Cristo no mundo.
Um link encurtado e de fácil memorização para essa postagem é:

https://cutt.ly/adoracaoprofetica

Aqui quem escreve é o velho Teóphilo Noturno e prossigo, contra todas as adversidades, com meus informes atualizados e consolidados, tentando alcançar unidades desorientadas e até, talvez, atualmente sob domínio do inimigo.
Ao conteúdo que produzo chamo d’O Pior Evangelho do Mundo e, sempre que possível, tento lançar novidades às 19:00h de terças e quintas. Espero sinceramente que essas publicações promovam reflexão e colaborem para sua edificação: me esforço para sempre apontar as Escrituras, sem vínculos ideológicos ou com as doutrinas de qualquer franquia ou empresa eclesiásticas em particular.

Sei bem que em mim não há valor algum, por isso dedico meu tempo a pesquisar e escrever, sempre tentando comparar tudo às Escrituras: o que de graça recebi, de graça também compartilho…

Com a permissão do Senhor fui tocado pela surdez em 2018 e, a despeito de minha fé e meus muitos esforços pessoais, posso dizer que os últimos 5 anos foram os mais difíceis da minha vida, tendo dependido do auxílio dos irmãos leitores — aos quais sou profundamente grato — para, em várias ocasiões, suprir até mesmo simples necessidades cotidianas.
Em junho de 2023 o Senhor me permitiu encontrar uma oportunidade de negócio única e extraordinária, através da qual posso auxiliar todos, inclusive eu próprio, a obter uma vida melhor pelo aumento da saúde e dos rendimentos: não me estenderei aqui sobre esse tema, mas destaco que me sinto bastante mais honrado por obter renda auxiliando pessoas do que implorando, desesperado, por colaborações… às quais não recuso, porém prefiro que, ao menos, os doadores dediquem um pouco de tempo a conhecer o projeto que estou desenvolvendo e através do qual espero, muito em breve, ter condições não só de sustentar minha família, mas arcar com todos os custos envolvidos na crianção, manutenção e hospedagem desse site com tranquilidade.

Por estar no início dessa atividade e, ainda por cima, numa empresa que inaugurou apenas recentemente, ainda não obtive o sucesso financeiro e peço que considere a possibilidade de, através do Paypal, colaborar mensalmente com, pelo menos, R$ 30,00.
Atualmente tenho apenas um colaborador (ao qual sou extremamente grato), mas se 40 pessoas se propusessem a ajudar com esse valor mínimo, ao menos os gastos com energia elétrica e internet seriam cobertos.

Compartilhar as publicações já ajuda, mas tendo recursos e desejando colaborar financeiramente — com qualquer valor! — minha chave PIX principal é teophilonoturno@gmail.com e essa imagem é meu QR code: o nome de confirmação é Geovane Ignácio de Souza e o trecho do CPF a aparecer deve ser o “927.157“, sendo realizada uma movimentação destinada ao Nubank

Destaco que, por mais que queira, não tenho em mim mesmo a menor capacidade de forçar o Pai a te abençoar por sua generosidade, mas oro a Ele pedindo que, no tempo certo e na medida multiplicada, retribua a bondade realizada da maneira mais adequada: não apenas na restituição multiplicada do valor doado, mas também através dos mais diversos livramentos e bênçãos que, em minha limitação humana, sequer posso imaginar antecipadamente, mas que já estavam nos planos do Todo-Poderoso Deus desde antes da fundação do mundo.

Parafraseando o apóstolo Paulo em Efésios 6: 23-24: que a graça e a paz sejam conosco, todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade, hoje e para todo o sempre!

Subscribe
Notify of

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
El Misionero Matsuura Junichiro
El Misionero Matsuura Junichiro
2 anos atrás

Eu espero, sinceramente, que, antes dessa performance de “Adoração Profeteirística”, a dançarina não tenha bebido caldo de cana, ou comido ovo, feijoada, repolho, ou qualquer coisa semelhante. Porque, senão, a performance pode ter um efeito simplesmente “mortal” sobre a platéia. Já pensou se, no meio da dança, a moça, com seu traseiro inapropriadamente apontado para cima, solta um “inocente” pum, depois de ter ingerido as supracitadas iguarias????

plugins premium WordPress Optimized by Optimole