Karyna Borges & Ryan Ericksen

DISCURSO DE CELEBRAÇÃO

Boa noite!
Estamos aqui, amigos e familiares, reunidos COM MUITA ALEGRIA E EMOÇÃO para CELEBRAR a união de Karina Borges e Ryan Ericksen e gostaríamos de agradecer a Deus e todos vocês que aqui compareceram.

Em meu primeiro encontro — que foi com a noiva — fui “intimado” a não falar tanto quanto gostaria, pois estava pretendendo passar umas duas horas falando a vocês sobre as RAZÕES que conduziram Karina até o outro lado do mundo e a fizeram trilhar os caminhos mais diversos e imprevistos até chegarmos aqui, neste momento sublime, onde celebramos a concretização desse relacionamento digno de, sem exagero, até virar ROTEIRO DE UM FILME, sim!

Conforme fui entrevistando o casal e conhecendo suas histórias, foi inevitável ir visualizando as cenas que caberiam perfeitamente em alguma dessas grandes produções de Hollywood, por exemplo?

CENA DE ABERTURA:

O mocinho, ainda bem jovem, há uns 20 anos atrás, ingressa na escola e conhece os amigos que passarão a acompanhá-lo no decorrer da história — por sinal, esta é uma união tão verdadeira que esses amigos, leais, inclusive estão aqui, hoje!

Após algumas aventuras, o herói e seus amigos se lançam em várias e grandes jornadas para desbravar o mundo, passando pela América Central, pela Ásia, pela América do Sul e, em sua passagem pela Europa, Ryan acaba permanecendo em Londres por três anos.
CORTA A CENA DE ABERTURA!

Outra promessa que fiz à nossa protagonista é que essa história haveria de ser bilíngue, especialmente a parte onde vamos falar sobre ela. Então…

SEGUNDA CENA (FOI DITA EM INGLÊS)

Nossa jovem teve uma pequena percepção de que algo muito importante poderia acontecer quando ela deixasse o Brasil, mas tinha um pouco de medo por estar se afastando de tudo que era seguro para ela, por exemplo, da parceria com sua irmã, Karen — como uma equipe típica dos filmes, Karina contou-me que ela geralmente era a coragem, enquanto Karen era o equilíbrio, o pensamento antes da ação … uma sempre complementando a outra…

Mas, como eu ia dizendo, nossa heroína sempre foi pura ação e, literalmente, se lançou em uma AVENTURA NO ESPAÇO E NO TEMPO

Uh! Isso soou incrível, não?
Mas esta é a mais pura verdade: eu disse espaço porque … você tem noção de quão longe a Austrália é daqui?
É tão longe que requer literalmente uma viagem no tempo: temos que avançar no tempo para alcançar… o futuro.
CORTA A SEGUNDA CENA! (RETORNA AO DISCURSO EM PORTUGUÊS)

Eu imagino que todos aqui saibam da diferença de fuso horário, no mínimo interessante, entre o nosso país e o deles, pois lá se pode estar a até impressionantes 10 horas na nossa frente!!!
Isso significa que agora, pelo que ainda vamos beber aqui na festa… na Austrália já estamos acordando de ressaca!

AGORA É AQUELA PARTE DO FILME EM QUE VOCÊ ATÉ PODERIA PENSAR EM COMPRAR MAIS PIPOCA, MAS, POR FAVOR, FICA… VAI TER BOLO!

Após tantas viagens, Ryan já não era mais um adolescente: estava de volta a seu país natal, morando e trabalhando na capital da Austrália Ocidental, sempre que podia ia surfar as ondas australianas, porém certa noite, em um bar da cidade de Perth

(FOI DITO EM INGLÊS) Já haviam se passado quase dois anos após as fortes emoções de ter saído para conhecer o Outback, e a vida de Karina foi se tornando “normal”: estudo; trabalho…
o contato com a família — tão querida e, normalmente, tão presente — só virtual ou por telefone… enfim, nem mesmo as festas e seus drinks conseguiam evitar a monotonia até que certa noite, em um bar da cidade de Perth

AFINAL… O QUE ACONTECEU NAQUELE BAR EM PERTH?

Eu não estava lá para saber se foi um olhar ou um esbarrão, mas certamente o momento mais crucial de todo o nosso enredo foi naquele bar em Perth: a primeira vez que se viram, a primeira vez que conversaram… não tenho certeza se ele estava dançando bem no centro da pista, mas certamente foi a primeira vez que beberam juntos!

Poderia ter sido apenas mais um encontro passageiro, porém a alegria e a vivacidade de Karina logo chamaram a atenção de Ryan: havia nela algo diferente de tudo o que ele já tinha visto até então e, de repente, uma pessoa que poderia passar despercebida começou a se tornar personagem na história da vida de Ryan.

Karina, por sua vez, jamais poderia imaginar que, tão pouco tempo após essa noite, sua saúde iria colocá-la numa emergência tão séria que acabaria tendo de ser internada, porém ela pôde contar com um inesperado e fiel acompanhante: Ryan!
(Será que, nesse caso, podemos dizer que há males que vêm para o bem?)
Segundo ela própria, já que ainda não havia, de fato, um compromisso mais sério, o fato dele permanecer a seu lado, quando seria muito mais fácil sair para fazer coisas mais divertidas, foi MARCANTE, pois ela nunca conhecera alguém com TAMANHA CAPACIDADE DE DOAR-SE A SI MESMO.

Ali, naquela situação completamente imprevista, Karina finalmente descobriu a PRINCIPAL RAZÃO de ter ido tão longe: ENCONTRAR O AMOR DE SUA VIDA.
(Agora vou revelar o lance final para quem não pôs fé na minha ideia de um roteiro cinematográfico)
E ali, tendo optado por cuidar de Karina num hospital, Ryan Ericksen provou ser, sim, um VERDADEIRO HERÓI!
CHEGA DE FILME!


Enquanto estava aqui, narrando esta aventura romântica a vocês, acabei me dando conta de que, sem querer, estou fazendo o papel de vilão: enquanto estiver falando aqui, vou estar impedindo nossos heróis de se beijar, mas… eles mesmos me chamaram para fazer isso!
E eu preciso falar, pelo menos um pouco, sobre RELACIONAMENTO.

É TUDO SOBRE FAMÍLIA

E, tenho certeza absoluta, já foram tomadas excelentes e importantes decisões para o estabelecimento da nova e linda família que decidiu celebrar esta noite, aqui no Rio de Janeiro, a oficialização de sua união: assim como Karina conta o quão bem acolhida foi pela família de Ryan lá na Austrália, aqui estamos para que todos vocês, possam conhecer e receber com todo afeto o homem que vai cuidar dela por aqui, por lá… e por onde for!

SEMPRE ESTABELEÇAM METAS E ESTEJAM PRONTOS PARA A REALIDADE

Saibam que a principal moeda aceita para a realização dos sonhos… se chama realidade!
Por exemplo?
Um dos conselhos que dou aos homens que sonham em ter esposas cada vez mais belas é: incentive e permita que ela vá fazer exercícios!
(Esse é o método mais natural e menos arriscado pelo menos…)
Outro exemplo?
Aos casais ansiosos por ter filhos, sempre recomendo que estejam prontos para passar muitas noites acordados… e não vai ser em festas e nem bebendo!! (E nem tão românticas também…)
Mas os filhos, que são lindos e alegram nossas vidas, vão crescer, se formar… e lá estará o casal, de novo, a sós!
Então é bom que sempre combinem objetivos realistas a alcançar: sempre tenham uma viagem, uma conquista, uma boa ação… sempre tenham algo planejado para fazerem juntos!

QUER SER FELIZ? FAÇA-O FELIZ! QUER SER FELIZ? FAÇA-A FELIZ!

Vivemos em um tempo de egoísmo onde vemos a maior parte das pessoas pensando apenas em si próprias…
Tenho visto muitos casamentos sendo desfeitos sem motivos aparentes enquanto o casal diz estar apenas “buscando a felicidade” …
Ora, há um trecho de um conhecido e importante livro onde se pode ler que “O AMOR NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES” e essa é uma revelação da maior sabedoria, pois, lembrando de como Ryan se comportou no hospital:
O MAIS PERFEITO E COMPLETO RELACIONAMENTO só vai ocorrer quando UM FOR CAPAZ DE RECONHECER E CUIDAR DAS NECESSIDADES DO OUTRO,
mutuamente cheios de respeito e sem temor de qualquer prejuízo, pois saberemos que exatamente ao mesmo tempo em que nos dedicamos a isso, o outro também estará consciente e cuidando das nossas necessidades!

Há muito mais coisas que eu poderia dizer, mas não estou gostando de pensar em mim mesmo como um vilão: creio que agora é o momento adequado para começarmos a celebrar a transformação do que são dois… em um!

Essa união — também chamada de família — é tão poderosa que pode ser considerada o núcleo de toda a humanidade, sendo firmada pela mais sólida e bela ALIANÇA que pode existir.

ENTRADA DAS ALIANÇAS E VOTOS

Karina, como toda boa “action girl”, já tinha pronto tudo o que queria dizer: enquanto ela disser seus votos ao Ryan, vamos contar com a participação especial de sua prima, Fernanda, que vai traduzir estas palavras para todos vocês:

Amor,
Durante muito tempo pessoas me perguntaram, porque eu escolhei a Austrália,
E durante muito tempo me questionei se existia ou não destino.
E até um ano e meio atrás eu não sabia essas respostas.

Você apareceu na minha vida para trazer todas as respostas que eu precisava
e outras que eu nem imaginava*,
Você me faz sentir tranquila, contente e livre para ser o que eu quero ser.
Você apareceu em minha vida em um momento de solidão,
Eu estava querendo alguém muito especial pra mim
e a vida foi tão generosa que colocou a peça que se encaixa perfeitamente no meu quebra-cabeça,
me mostrando que existe mesmo destino.
Você apareceu na minha vida para dividir todos os momentos, nossas viagens, nossa cervejinha, nosso frescoball…

Obrigado por ser meu melhor amigo, meu amor, meu grande apoiador … meu tudo.
Prometo que vou continuar olhando para você da mesma forma que estou olhando hoje,
te chamando de bebezinho na frente de todos
e tendo tanto orgulho de você no futuro quanto tenho hoje.

Eu, Karina, tomo você, Ryan, para ser meu marido fiel
Para ter e manter deste dia em diante
Para melhor, para pior,
Na riqueza, na pobreza,
Na saúde e na doença,
Para amar e valorizar,
Para respeitar e perdoar,
por todos os dias de nossas vidas.

Agora é minha vez de traduzir o que o Ryan tem a dizer:

Palavras não conseguem expressar o quão feliz estou por estar aqui hoje para tomar sua mão em casamento.

Sou muito grato por termos nos encontrado e que passaremos nossas vidas juntos.
Sua bondade para com os outros me inspira a ser uma pessoa melhor e tenho orgulho de poder chamá-lo de minha esposa.

Você tem a incrível habilidade de fazer todos ao seu redor sorrirem e serem felizes com seu genuíno afeto e energia positiva, que (agora eu sei) herdou do Antônio.
Acho que todos viram, no domingo, a capacidade que Antônio tem de fazer todos rirem e se sentirem super bem-vindos com seu muito original “Portinglês”.

Amor, prometo encorajar, inspirar e apoiar você em tudo que faz.
Prometo dar a você o melhor de mim mesmo e nunca deixa-la de lado.

Hoje, diante de todos os nossos amigos e familiares, eu prometo ser um marido leal, amoroso, honesto e cuidadoso pelo resto de nossas vidas.

Eu sei que você vai ser a melhor mãe do mundo para os nossos bebezinhos e estou muito animado com o nosso futuro juntos.

Eu, Ryan, tomo você, Karina, para ser minha esposa fiel
Para ter e manter deste dia em diante
Para melhor, para pior,
Na riqueza, na pobreza,
Na saúde e na doença,
Para amar e valorizar,
Para respeitar e perdoar,
por todos os dias de nossas vidas.

Para certificar isto que aqui foi dito, agora vamos firmar os votos com assinaturas.

ASSINATURA DO LIVRO

Agora, que estamos nos aproximando do final, convido todos os presentes a se unir, concentrando suas boas energias e intenções numa prece que será conduzida pela Sra. Cenira.

Eu, na condição de celebrante, rogo a proteção e as bênçãos de Deus, de modo que Ele próprio preserve o amor, garanta a integridade e o sustento, livre do mal e conduza em Sua presença a cada dia, por todos os dias de vossas vidas.

Podem beijar-se.

Sejam felizes e que Deus os abençoe!!


CLICK HERE TO READ THE FULL TRANSLATION OF THIS SPEECH TO ENGLISH

plugins premium WordPress
>
error: Obrigado pelo interesse, mas esse conteúdo é protegido!
Creative Commons License
Except where otherwise noted, GeovaneSou, Eu Mesmo by Geovane Souza is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.